
Por que a edição na Fotografia é tão importante?
Compartilhe
Além das publicações dos trabalhos, a gente também gosta de apresentar o que acontece nos bastidores do nosso dia a dia. Trouxemos um pouco do porquê a edição na fotografia é tão importante. Na época da fotografia analógica, o processo era basicamente: colocar o filme na câmera, fotografar, retirar o filme da câmera, revelar o filme e por fim ampliar as fotografias. Nesta última etapa é que o fotógrafo decidia como a ampliaria, com mais contraste, menos, destacando alguma coisa na imagem e vice-versa. Hoje só não temos a película, mas o procedimento é quase o mesmo.
Muito do que sentimos ao ver uma foto está relacionado com a edição aplicada nela. A cor ou a ausência dela, o contraste entre luz e sombra, claros e escuros, ajustes de pequenos detalhes. Esses elementos são essenciais para resgatar a luz de ambientes claros, dar alegria a momentos, valorizar os tons de pele e sua luminosidade, para direcionar o olhar. Além de valorizar elementos que a câmera nem sempre consegue captar e reproduzir com a identidade da fotógrafa na imagem.
Quando fotografamos, geralmente escolhemos entre dois formatos de arquivos: o conhecido "jpg" ou o "raw" (cru); este último é o mais utilizado para se fotografar profissionalmente pois "guarda" muito mais informações de luz, cor e sombras, já o "jpg" é mais usado para finalizar e entregar as imagens, é o formato para as mídias sociais, para impressão...
Nós separamos algumas fotografias nossas pra vocês conferirem o quão importante é o tratamento na fotografia. E pra perceberem que uma fotografia, além de ter que sair boa da câmera, merece todo o carinho e atenção na hora do tratamento.
Ambiente e Clima
Durante as sessões a gente se depara com ambientes que estão muito legais, mas naquele período do ano ou do dia, não apresentam a máxima potencialidade que ele poderia nos trazer. Ou até mesmo após nós termos realizado o ensaio, durante a curadoria das fotos, nós conseguimos visualizar algo além do que registramos no dia.
Essas etapas são muito importantes durante o desenvolvimento das fotografias. É com o domínio sobre os programas e sabendo o que nós queremos atingir que experimentamos e vamos chegando num resultado para o corpo do ensaio.
Abaixo vocês podem conferir como a gente consegue mudar o "clima" da imagem:
Tons de pele
A nossa pele tem textura, tem certas imperfeições e tem uma variação enorme de tons. Não tomar cuidado com o tratamento dela é desmerecer os momentos tão legais que registramos. Ela é um dos detalhes que nós mais tomamos cuidado na hora do tratamento.
Você já se deparou com fotografias que as pessoas estavam parecendo sair do desenho dos Simpsons? Ou então que a pele recebeu tanta manipulação que a pessoa ficou parecendo um boneco de cera?
Isso é o que acontece quando o tratamento é muito exagerado ou mal feito. Conhecer as ferramentas certas e ter domínio sobre elas, ajuda e muito os profissionais na hora de finalizar uma fotografia.
Luz do ambiente
A luz natural predominante que todos conhecemos é o Sol. Qualquer local aberto na natureza é banhado por ele e nós estamos acostumados à sua presença. Mas quando vamos para ambientes com paredes e tetos, que não têm um bom projeto para iluminação natural ou então durante o período noturno, a história muda um pouco.
São nesses casos que entram as luzes artificiais, e essas existem dos mais diferentes tipos, tamanho, cores e intensidade. Tem hora que elas ajudam, mas há momentos que ela dá uma boa atrapalhada na nossa vida. É nesse ponto que entra um pouco do tratamento da fotografia, com ele nós conseguimos amenizar essa diferença de cores ou intensidades de iluminação. Nem tudo é possível, mas é possível chegar num resultado muito legal quando se sabe manipular as cores e luzes nos programas de edição.
Quando o registro é em ambientes abertos, é relativamente mais tranquilo, pois como falamos acima, são luzes naturais que nós estamos acostumados à ver todos os dias. Quando é muito escuro, nós conseguimos "puxar" iluminação mesmo assim, tanto na hora da foto como no tratamento da imagem.
Quando há variação de cores muito marcantes
Contraste de cores
Azul, verde e laranja são cores que combinam muito, trazem alegria
Preto e Branco
A fotografia em preto e branco vai muito além dos filtros do Instagram e edições rápidas. Ela fala sobre contrastes e, como nosso olho é guiado pela luz, por isso, nessa imagem abaixo se nós tratássemos ela colorida ficaria linda, mas nosso olhar se perderia nos diversos tons vermelhos nesse foto, já que o casal estava perto de uma parede de barro vermelha (olha o tom na pele do noivo).
Falar sobre os detalhes das zonas de cinza
Sobre como a ausência de cores pode ser interessante (principalmente quando há muitas cores envolvidas numa mesma fotografia)
E aí!? Conseguiram perceber um pouco como uma boa fotografia vai muito além na parte técnica? E que o trabalho de um fotógrafo não são apenas "cliques" simples, há muito pré e pós conhecimento que exige estudo, tempo, dedicação e prática.
Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários ♡


Casamento na São João Batista e Recanto Ágape | Mariana e Aruã | Olímpia (SP)

Casamento Civil com recepção no Compotta Restaurante | Ribeirão Preto (SP) | Letícia e Kayque

Casamento na Capela São José | Sertãozinho (SP) | Letícia e João

Aniversário em chácara | Ribeirão Preto (SP) | Vicente (1 ano)
